
Você sabe como manter a sua família e a casa segura? Essa é uma das grandes preocupações dos brasileiros diante dos índices de violência, especialmente em grandes cidades.
Ainda que muita gente acredite ser impossível impedir totalmente os crimes nas residências, o investimento em dispositivos e recursos de segurança são fundamentais para manter a casa segura.
Dessa forma, é possível dificultar a vida de invasores e pessoas mal-intencionadas, e garantir o bem estar da família, animais de estimação e do patrimônio.
Neste artigo, listamos produtos que ajudarão na segurança residencial sem que você precise gastar grandes quantias. Confira!
Entenda por que investir em dispositivos de segurança para manter a casa segura
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), durante todo o ano de 2020 foram registrados 212.892 roubos e 392.311 furtos no estado. Enquanto apenas no período entre janeiro e agosto de 2021, ocorreram 143.071 roubos e 290.711 furtos no estado.
Esses números altos mostram a necessidade de contar com reforços em segurança residencial. Afinal, a nossa casa deve ser um ambiente acolhedor, protegido e confortável. Sendo assim, investir em equipamentos de segurança é a principal recomendação, especialmente em imóveis que passam bastante tempo vazios.
Isso porque a maior parte dos delitos em residências é praticado em situações de “oportunidade”. Por exemplo: entre um imóvel com uma série de barreiras e outro desprotegido, certamente, os criminosos escolherão a casa mais vulnerável.
No passado, as pessoas costumavam usar um pouco de criatividade simples para proteger o seu patrimônio, colocando cacos de vidro nos muros — assunto que gera várias discussões no âmbito jurídico e é até proibido em algumas cidades — e/ou fixar uma placa dizendo “cuidado, cão bravo”. Contudo, esses são métodos antigos.
Logo, assim como você, os bandidos já conhecem esses trâmites há muito tempo e sabem exatamente como ultrapassar essas barreiras sem sofrer praticamente nenhum tipo de prejuízo.
Então, qual é a solução que verdadeiramente pode impedir o acesso de criminosos a sua casa?
Leia também: Segurança nas férias: saiba como manter a casa protegida
Conheça equipamentos para deixar a casa segura com baixo investimento
Alguns equipamentos smart, como as câmeras de monitoramento Wi-Fi e sistemas de alarme contra invasão são bastante procurados para garantir a segurança residencial.
Porém, até pouco tempo, os custos de instalação e dos dispositivos tornavam essa opção inviável. No entanto, este cenário mudou muito com a expansão e popularização das novas tecnologias.
Para ajudar a deixar a casa segura sem gastar muito, separamos uma lista de equipamentos funcionais e de fácil utilização.
Sensor de presença para iluminação
O sensor de presença para iluminação, ao detectar um movimento dentro da área coberta por ele, é acionado automaticamente. Se houver pessoas ou carros em movimento, a luz se acende; quando saem daquele local, apaga-se.
Ao ser colocado nas áreas externas, como varandas, jardins e na entrada da garagem, o sensor vai acionar, indicando a presença de pessoas. As luzes acesas servirão como um alerta toda vez que alguém se aproximar. Dessa maneira, é possível intimidar um possível invasor.
Existem modelos de sensores de presença que podem ser instalados como soquetes, da mesma forma que uma lâmpada é colocada.
Um ponto importante dos sensores de iluminação é a configuração do tempo que a lâmpada permanecerá acesa após o dispositivo detectar o último movimento (geralmente entre 10 segundos e 5 minutos). Com isso, ele acenderá a luz e só a desligará quando passar o tempo ajustado e se não for detectado mais nenhum movimento nesse intervalo.
Além da segurança, eles também ajudam a economizar energia. Há modelos que possuem célula fotoelétrica embutida, o que impede que as lâmpadas acendam ao identificar a aproximação de pessoas durante o dia.
Esse tipo de recurso é muito importante e ainda mais eficiente quando já faz parte do sensor, pois elimina a necessidade de grandes intervenções na infraestrutura elétrica e a conexão com o relé pré-existente.
Câmera Wi-Fi
As câmeras Wi-Fi são de fácil instalação, uma vez que não é necessário quebrar paredes e passar vários cabos, nem modificar a estrutura dos ambientes. Isso porque, para funcionar, elas precisam apenas de uma boa conexão com a internet e uma tomada.
Além disso, podem ser utilizadas em ambientes internos e externos: entrada, garagem, jardim, sala, cozinha, escritório, etc. Outra facilidade é ter acesso às câmeras via smartphone, receber notificações por movimentação, possuir visão noturna e zoom — tudo isso em tempo real.
As câmeras Wi-Fi também podem gravar imagens em Full HD. Basta adicionar o cartão de memória específico para essa solução e ter suas imagens arquivadas.