Volttech Elétrica e Dados https://volttech.com.br A Volttech Eletrica e Dados é uma empresa especializada em oferecer soluções completas e inovadoras nas áreas de tecnologia, segurança, elétrica e automação. Com uma equipe altamente qualificada e comprometida, trabalhamos para entregar serviços que garantem eficiência, segurança e modernidade para residências, comércios e condomínios. Fri, 19 Jul 2024 16:17:06 +0000 pt-PT hourly 1 https://volttech.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Design-sem-nome-2.png Volttech Elétrica e Dados https://volttech.com.br 32 32 Saiba como manter a casa segura sem gastar muito. https://volttech.com.br/saiba-como-manter-a-casa-segura-sem-gastar-muito-2/ https://volttech.com.br/saiba-como-manter-a-casa-segura-sem-gastar-muito-2/#respond Fri, 19 Jul 2024 16:15:56 +0000 https://volttech.com.br/?p=841

Você sabe como manter a sua família e a casa segura? Essa é uma das grandes preocupações dos brasileiros diante dos índices de violência, especialmente em grandes cidades.

Ainda que muita gente acredite ser impossível impedir totalmente os crimes nas residências, o investimento em dispositivos e recursos de segurança são fundamentais para manter a casa segura.

Dessa forma, é possível dificultar a vida de invasores e pessoas mal-intencionadas, e garantir o bem estar da família, animais de estimação e do patrimônio.

Neste artigo, listamos produtos que ajudarão na segurança residencial sem que você precise gastar grandes quantias. Confira!

Entenda por que investir em dispositivos de segurança para manter a casa segura
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), durante todo o ano de 2020 foram registrados 212.892 roubos e 392.311 furtos no estado. Enquanto apenas no período entre janeiro e agosto de 2021, ocorreram 143.071 roubos e 290.711 furtos no estado.

Esses números altos mostram a necessidade de contar com reforços em segurança residencial. Afinal, a nossa casa deve ser um ambiente acolhedor, protegido e confortável. Sendo assim, investir em equipamentos de segurança é a principal recomendação, especialmente em imóveis que passam bastante tempo vazios.

Isso porque a maior parte dos delitos em residências é praticado em situações de “oportunidade”. Por exemplo: entre um imóvel com uma série de barreiras e outro desprotegido, certamente, os criminosos escolherão a casa mais vulnerável.

No passado, as pessoas costumavam usar um pouco de criatividade simples para proteger o seu patrimônio, colocando cacos de vidro nos muros — assunto que gera várias discussões no âmbito jurídico e é até proibido em algumas cidades — e/ou fixar uma placa dizendo “cuidado, cão bravo”. Contudo, esses são métodos antigos.

Logo, assim como você, os bandidos já conhecem esses trâmites há muito tempo e sabem exatamente como ultrapassar essas barreiras sem sofrer praticamente nenhum tipo de prejuízo.

Então, qual é a solução que verdadeiramente pode impedir o acesso de criminosos a sua casa?

Leia também: Segurança nas férias: saiba como manter a casa protegida

Conheça equipamentos para deixar a casa segura com baixo investimento
Alguns equipamentos smart, como as câmeras de monitoramento Wi-Fi e sistemas de alarme contra invasão são bastante procurados para garantir a segurança residencial.

Porém, até pouco tempo, os custos de instalação e dos dispositivos tornavam essa opção inviável. No entanto, este cenário mudou muito com a expansão e popularização das novas tecnologias.

Para ajudar a deixar a casa segura sem gastar muito, separamos uma lista de equipamentos funcionais e de fácil utilização.

Sensor de presença para iluminação
O sensor de presença para iluminação, ao detectar um movimento dentro da área coberta por ele, é acionado automaticamente. Se houver pessoas ou carros em movimento, a luz se acende; quando saem daquele local, apaga-se.

Ao ser colocado nas áreas externas, como varandas, jardins e na entrada da garagem, o sensor vai acionar, indicando a presença de pessoas. As luzes acesas servirão como um alerta toda vez que alguém se aproximar. Dessa maneira, é possível intimidar um possível invasor.

Existem modelos de sensores de presença que podem ser instalados como soquetes, da mesma forma que uma lâmpada é colocada.

Um ponto importante dos sensores de iluminação é a configuração do tempo que a lâmpada permanecerá acesa após o dispositivo detectar o último movimento (geralmente entre 10 segundos e 5 minutos). Com isso, ele acenderá a luz e só a desligará quando passar o tempo ajustado e se não for detectado mais nenhum movimento nesse intervalo.

Além da segurança, eles também ajudam a economizar energia. Há modelos que possuem célula fotoelétrica embutida, o que impede que as lâmpadas acendam ao identificar a aproximação de pessoas durante o dia.

Esse tipo de recurso é muito importante e ainda mais eficiente quando já faz parte do sensor, pois elimina a necessidade de grandes intervenções na infraestrutura elétrica e a conexão com o relé pré-existente.

Câmera Wi-Fi
As câmeras Wi-Fi são de fácil instalação, uma vez que não é necessário quebrar paredes e passar vários cabos, nem modificar a estrutura dos ambientes. Isso porque, para funcionar, elas precisam apenas de uma boa conexão com a internet e uma tomada.

Além disso, podem ser utilizadas em ambientes internos e externos: entrada, garagem, jardim, sala, cozinha, escritório, etc. Outra facilidade é ter acesso às câmeras via smartphone, receber notificações por movimentação, possuir visão noturna e zoom — tudo isso em tempo real.

As câmeras Wi-Fi também podem gravar imagens em Full HD. Basta adicionar o cartão de memória específico para essa solução e ter suas imagens arquivadas.

]]>
https://volttech.com.br/saiba-como-manter-a-casa-segura-sem-gastar-muito-2/feed/ 0
Nobreak: que proteções você terá ao utilizar este dispositivo? https://volttech.com.br/nobreak-que-protecoes-voce-tera-ao-utilizar-este-dispositivo/ https://volttech.com.br/nobreak-que-protecoes-voce-tera-ao-utilizar-este-dispositivo/#respond Fri, 19 Jul 2024 13:53:26 +0000 https://volttech.com.br/?p=701

Você já perdeu um trabalho que passou horas escrevendo porque a luz caiu de repente e o computador desligou? Ou então deixou de entregar o combinado com seu cliente porque perdeu dados com as oscilações de tensão que danificaram os computadores? Estas situações podem ser evitadas se você tiver um nobreak.

Um nobreak ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês) é um dispositivo indispensável para proteger e manter em funcionamento uma série de equipamentos e aparelhos eletroeletrônicos.

Em caso de queda de luz, o nobreak faz a alimentação destes equipamentos, por meio de suas baterias internas. Além disso, funciona como um regulador de tensão, entregando uma energia ‘limpa’ (sem oscilações) para os dispositivos conectados a ele, servindo como uma proteção extra — ao longo do tempo, a energia de má qualidade prejudica os equipamentos.

Está pensando em investir em um nobreak? Conheça mais detalhes das vantagens e proteções que ele oferece.

As vantagens de usar um nobreak
Em relação à segurança, ele é fundamental para manter os itens de uma residência, condomínio ou empresa em funcionamento caso a energia seja cortada de forma proposital ou por tempestades, por exemplo.

Sem energia e sem nobreak, alarmes, câmeras, cercas elétricas, porteiros eletrônicos e sistemas de controles de acesso ficam indisponíveis e, dessa forma, não garantirão a segurança do local. De nada adiantará uma solução completa, se uma simples queda de luz deixar esses locais vulneráveis.

Mas não é só garantindo o funcionamento dos itens de segurança que o nobreak opera. As oscilações constantes de tensão são prejudiciais para aparelhos mais sensíveis, que podem facilmente “queimar”.

O uso desse equipamento fará a proteção destes aparelhos, pois funcionam também como estabilizadores de tensão — ele será a fonte no caso de queda do fornecimento, sem interromper o fluxo de energia durante a mudança do modo “rede” para o modo “baterias”, ou seja, o aparelho não fica inativo e pode ser desligado de forma mais adequada, sem nenhuma queda brusca.

Outro ponto positivo é evitar os prejuízos operacionais causados pelas quedas de energia. Computadores, servidores, switches, roteadores, telefones, centrais, entre outros equipamentos são essenciais para as empresas ou mesmo para profissionais autônomos.

O tempo de inatividade pela falha elétrica pode custar tanto quanto um hardware danificado: imagine as despesas com atrasos na produção para recuperar arquivos danificados ou para executar processos que foram interrompidos?

Nobreak × Estabilizador × Gerador
Já tenho um estabilizador, preciso de um nobreak? Apesar de os estabilizadores protegerem os aparelhos eletrônicos das variações de tensão, eles não são capazes de fornecer energia, não sendo uma solução completa em caso de blecaute.

E sobre o gerador, qual a diferença em relação ao nobreak? Os geradores garantem um longo tempo de abastecimento, por meio de um motor interno que pode ser alimentado com combustível. É ideal para aeroportos, hospitais, supermercados, bancos, hotéis, onde há a necessidade de uma autonomia muito maior. Já os nobreaks atendem a projetos com menor necessidade de autonomia.

No entanto, a combinação entre gerador e nobreak é perfeita. Isso porque até que o gerador seja ligado (o que pode variar de segundos a alguns minutos), o nobreak entra em operação em um curto período de tempo, sem que equipamentos ligados a ele sejam afetados.

As vantagens de usar um nobreak

Em relação à segurança, ele é fundamental para manter os itens de uma residência, condomínio ou empresa em funcionamento caso a energia seja cortada de forma proposital ou por tempestades, por exemplo.

Sem energia e sem nobreak, alarmes, câmeras, cercas elétricas, porteiros eletrônicos e sistemas de controles de acesso ficam indisponíveis e, dessa forma, não garantirão a segurança do local. De nada adiantará uma solução completa, se uma simples queda de luz deixar esses locais vulneráveis.

Mas não é só garantindo o funcionamento dos itens de segurança que o nobreak opera. As oscilações constantes de tensão são prejudiciais para aparelhos mais sensíveis, que podem facilmente “queimar”.

O uso desse equipamento fará a proteção destes aparelhos, pois funcionam também como estabilizadores de tensão — ele será a fonte no caso de queda do fornecimento, sem interromper o fluxo de energia durante a mudança do modo “rede” para o modo “baterias”, ou seja, o aparelho não fica inativo e pode ser desligado de forma mais adequada, sem nenhuma queda brusca.

Outro ponto positivo é evitar os prejuízos operacionais causados pelas quedas de energia. Computadores, servidores, switches, roteadores, telefones, centrais, entre outros equipamentos são essenciais para as empresas ou mesmo para profissionais autônomos.

]]>
https://volttech.com.br/nobreak-que-protecoes-voce-tera-ao-utilizar-este-dispositivo/feed/ 0
Câmera para casa: qual é a ideal para proteger toda a família? https://volttech.com.br/hello-world/ https://volttech.com.br/hello-world/#comments Thu, 11 Jul 2024 11:28:07 +0000 https://volttech.com.br/?p=1

Câmera para casa: qual é a ideal para proteger toda a família?

O sentimento de conforto e tranquilidade no lar está diretamente relacionado à segurança do ambiente, certo? Logo, a câmera para casa é uma ótima estratégia para proteger toda a família mesmo à distância.

 

Nada mais frustrante do que ter sua residência invadida e a segurança das pessoas que você ama ser colocada à prova.  Segundo o RDO (Registro Digital de Ocorrências), as ocorrências de roubos a residências aumentaram no primeiro trimestre de 2021.

Além disso, a tecnologia de monitoramento permite acompanhar a rotina de todos os moradores. Em especial, bebês, crianças, idosos e animais de estimação são membros que requerem mais atenção.

Com uma câmera para casa, é muito mais fácil aumentar a segurança do lar. Neste conteúdo, você verá o que levar em consideração na hora de escolher a ideal para proteger toda a família. Confira!

Como escolher uma câmera para casa

Quando falamos em monitoramento de pequenos ambientes internos e externos da casa, como salas, quartos, corredores, hall de entrada, jardins, entre outros, as câmeras Wi-Fi são sinônimo de praticidade.

Elas atendem o conceito de plug and play, ou seja, basta ligar na tomada e conectá-la à internet wireless (via instalação de aplicativo no celular) para usar. Não será necessário passar cabos de dados, nem modificar a estrutura dos ambientes. A gravação das imagens desse tipo de câmera geralmente é feita em cartão de memória ou serviço de nuvem contratado. 

Obviamente, existem outros tipos de tecnologia quando falamos de câmeras para casa, como a analógica — que precisa de um cabo coaxial e de um DVR (gravador) – e a IP – que precisa de menos cabos porque tem PoE para funcionar. Para saber mais sobre cada uma delas, veja também o texto: Câmeras de segurança: conheça as tecnologias e saiba como escolher.

Voltando às câmeras com tecnologia Wi-Fi, é necessário conhecer algumas características do produto antes de escolher a ideal.

Área externa e interna

As câmeras externas precisam ter um grau de proteção acima de IP65 (ou seja, IP66, IP67, etc.). Por esse motivo, elas representam mais resistência ao tempo e seus agentes, como luz solar, ventania, água, poeira e tempestades.

Antes de comprar sua câmera para casa, verifique qual o grau de proteção e passe a ter mais segurança no lado de fora da casa sem que o equipamento seja comprometido. 

As câmeras internas  não precisam ter um grau de proteção acima de IP65. Isso porque geralmente são instaladas em locais cobertos, como salas de estar e corredores. 

Dica: Também é fundamental que você verifique se a câmera Wi-Fi escolhida recebeu homologação da Anatel. Equipamentos comprados sem essa inspeção podem interferir no sinal emitido por outros produtos e prejudicar o funcionamento de roteadores e outros sistemas de monitoramento. 

Saiba mais: Segurança nas férias: saiba como proteger a casa

Em resumo, câmeras externas também podem ser instaladas dentro de casa, mas nem toda câmera interna pode ser usada externamente. Além do grau de proteção, vale a pena pensar sobre o objetivo do monitoramento. 

]]>
https://volttech.com.br/hello-world/feed/ 1